Como escolher as fotos para o seu álbum de casamento

Sua festa já acabou vocês já até voltaram da lua de mel

Ai vem o fotógrafo te dizer que as fotos estão prontas…

E quando você vê, são no mínimo umas duas mil fotos… Ai que maravilha quanta emoção, a gente revive cada minuto daquele dia tão especial.

E depois de um tempinho você percebe o quanto está em pânico pra escolher as fotos que vão para o álbum de casamento.

Como que eu vou escolher a quantidade que meu álbum permite (geralmente umas cinquenta) dentro de mais de duas mil fotos?

Fórmula Jullar para a escolha das fotos do seu álbum de casamento

Com o tempo acabamos criando um método para auxiliar nossos casais após o casamento nessa tarefa complicada, e hoje, nós iremos te apresentar esses segredos, para que seu álbum fique equilibrado, onde existam registros de todos os momentos principais do seu casamento.

Esse álbum é uma espécie de herança que vocês irão deixar para as gerações futuras, contando pra eles, através daquelas imagens, como foi esse dia, mesmo depois de vocês já terem ido embora desse mundo, esse álbum estará ali, tornando vocês eternos.

Pense no seu álbum como uma colcha de retalhos, igual daquela que tem na casa da sua avó que ela fez com crochê ou tricô, com muita afetividade e carinho em cada pedacinho de tecido, agora é sua vez de reproduzir isso com as suas fotos.

Pensando nisso, nossa fórmula é:

10% de Making of + 30% de cerimônia + 30% de fotos protocolares + 30% de festa = 100% do seu casamento no seu álbum de fotos.

Lógico que você pode aumentar a quantidade de fotos para o seu álbum, mas isso vai te gerar um custo extra, e pode ser que vocês não estejam preparados pra isso.

Caso vocês optem por aumentar a quantidade de fotos, primeiramente, veja com o fotógrafo, quantas fotos você pode aumentar, porque o álbum tem uma quantidade máxima de lâminas para que a encadernação fique boa, ok?

Mãos a obra

Não adianta ir empurrando com a barriga, o ideal é que vocês escolham essas fotos e receba o álbum o quanto antes. Muitas empresas de foto tem uma cláusula contratual que te dá um prazo pra fazer isso, se atente no prazo, pra não ter um custo adicional.

Explore o cenário e a decoração

Não precisa ter uma foto da igreja vazia com a decoração, que tal no lugar dela, uma foto com o ângulo bem aberto durante a cerimônia, vai mostrar ali, seus convidados, e a sua decoração.

A mesma coisa, dos outros cenários especiais, mesa do bolo, por exemplo, que tal uma foto da mesa, com vocês dois ali na frente da mesa namorando, assim, vocês utilizaram uma foto da mesa do bolo com os detalhes, e aproveitou pra colocar uma foto linda de vocês.

Divida a quantidade de fotos pelos momentos

A idéia é escolher as fotos como se fosse uma linha do tempo, assim, ao ver o álbum, todos vão entender tudo que aconteceu nesse dia tão especial.

Making of

Vamos começar pelo making of? É bacana, porque nessas fotos dá pra ver a ansiedade de vocês, as expressões de surpresa de cada um. Caso tenha making of de ambos, coloque dos dois, e caso só tenha da noiva, aproveite esse momento.

O ideal é que do total do seu álbum, você direcione 10% para esse momento.

Noiva e familia com vestido pendurado
Noivos e padrinhos
Noivo se preparando, abotoando camisa
Noiva vestida olhando pela janela
vestido de noiva pendurado em porta

Cerimônia

A cerimônia é a parte mais emocional do casamento, e rende fotos lindas, não se esqueça de escolher fotos das expressões do noivo enquanto espera a noiva, a entrada da noiva, vocês dois juntinhos ali no altar, a entrada das alianças, troca das alianças, os cumprimentos com as pessoas especiais que estão no altar, e a hora do beijo.

Nesse momento, pode direcionar 30% das fotos, porque são momentos bem especiais, que merecem mais fotos.

Noivo aguardando a noiva com padre ao fundo
Pai beijando noiva antes de entrarem na igreja
noivos de costas no altar
Noivo prestes a colocar aliança em noiva
noiva lendo mensagem ao noivo no altar
familiar carregando flores em direçao ao altar
pajem em direçao ao altar carregando cartaz com mensagem engraçada
menina indo ao altar com imagem de santo em maos
noivos se beijando no altar
noivos se beijando ao sairem do altar

Fotos protocolares

Sabe aquelas fotos do namorinho do casal, então, são aqui que elas serão utilizadas.

Mescle com fotos do brinde e corte do bolo, pais, padrinhos, avós, daminhas e pajens, utilize aqui as fotos daquelas pessoas especiais que ficarão pra sempre marcadas na vida de vocês.

Não se demore muito nas fotos com outras pessoas, que não estão na listagem acima, o álbum é de vocês, e alguém que você tem muito contato hoje em dia, daqui a alguns anos, pode ser só uma memória antiga, priorize os familiares mais próximos, o resto do pessoal, vai acabar aparecendo nas cenas da festa.

Quando for escolher as fotos dos padrinhos, o ideal é escolher aquela foto que estão todos os padrinhos, e aquela outra com todas as madrinhas, assim, você usa só duas fotos e tem fotos de todos os padrinhos, ao invés de usar uma por casal, pensa na economia, se você tiver 5 casais de cada lado, seriam 10 fotos, ao usar só 2, você está economizando 8.

Essa é a parte do seu álbum que recomendamos que sejam utilizadas as fotos posadas, para o restante do seu álbum, as fotos espontâneas obterão mais sucesso.

Aqui você também pode direcionar mais 30% do total das suas fotos para eternizar esses momentos.

noivos posando com luzes
Noiva e pai posando cortando o bolo
Noivos abraçados com mesa de bolo e doces ao fundo
Noivos se beijando
noiva com madrinhas perfiladas
noivo com padrinhos
noivos e familiares
noivos posando com veu esticado
noivos se beijando para foto com bicicleta

Festa

Aqui é a parte mais difícil, porque é a que dura mais, por consequência é a que tem mais fotos, então força na peruca, que está acabando.

Direcione os 30% finais do seu álbum para esse momento, busque fotos de vocês dançando, curtindo a festa, os amigos, a noiva jogando o buquê e o noivo jogando o whisky, (se tiver rolado esses momentos) e pode finalizar com uma foto das alianças.

noivos dançando em festa de casamento
noiva e amiga dançando em festa de casamento
noivos posando em festa de casamento
noivo e padrinhos dançando em festa de casamento
padrinhos se organizando para brincadeira
padrinhos e amigos do noivo passando a gravata em festa de casamento
noivas prestes a jogar bouquet
brincadeira masculina em festa de casamento
alianças juntas

O clássico não cai de moda nunca

Na hora de pensar na diagramação do seu álbum, pense que ele seguirá com vocês, por toda a vida, e de seus descendentes também, e o que está na moda hoje, talvez não esteja mais daqui a alguns anos.

Assim, pense na diagramação o mais clean possível, ela deixará o seu álbum bonito pra sempre!

album de casamento

Siga seu coração

Ainda que no final da sua seleção, as quantidades que sugerimos não sejam seguidas à risca, o que mais importa é seguir o coração de vocês, com as fotos mais afetivas.

7e3ee800-f211-4738-b1c9-d30e7546b7a5.jpg
Postado em
Avatar

Juliana Petrillo

Deixe um comentário