Dicas sobre a decoração da igreja para o seu casamento

Tudo que você precisa saber sobre a decoração da cerimônia do seu casamento

Primeiramente falaremos de casamento na igreja, onde existem regras mais específicas, mas, se você vai se casar fora da igreja, leia esse post até o final.

Muitas noivas ao escolher uma igreja para o seu casamento, acabam ficando com muitas dúvidas sobre a decoração para a cerimônia, e hoje iremos falar sobre isso, pra tirar todas as dúvidas que possam ter a respeito!

Fornecedores obrigatórios ou Decoração fixa obrigatória

Antes de sair pensando sobre a decoração da sua igreja, salvando um milhão de inspirações nas pastinhas do seu celular, verifique com a sua igreja, se existe um modelo obrigatório de decoração que você deve contratar.

Em algumas igrejas, você não escolhe nada da decoração, paga a taxa direto pra igreja e a decoração tem um padrão que será executado no seu dia, sem choro nem vela.

Em algumas outras, existem fornecedores próprios que a sua igreja determina, e você só pode escolher dentre eles pra te atender.

Nesse momento, caímos na questão da venda casada, mas isso será tema para outro post, ok?

Caso a sua igreja restrinja os fornecedores, procure saber quem são eles, para que em cima disso, você comece suas pesquisas.

Mais noivas no mesmo dia que você

É comum haver mais de um casamento no mesmo dia que você vai se casar na mesma igreja.

Procure saber quantos casamentos a igreja permite no mesmo dia, e qual a diferença de tempo entre eles.

Além disso, é bacana saber se a igreja cobra multa por atrasos, e se caso haja atraso no (s) casamento (s) anterior (es) ao seu, além da multa (que ficará para a igreja e não para você) qual a conduta da igreja? Esse casamento que não começou no horário, vai ser feito e pode atrasar o seu? O casamento atrasado vai ser transferido de horário e o seu vai iniciar no horário combinado? O casamento que começou atrasado vai ser conduzido de forma mais rápida, e por vezes, parte da cerimônia vai ser cortada pelo Padre pra não atrasar o seu casamento?

Essas informações são super importantes para te dar mais segurança para o seu casamento.

Havendo mais de uma noiva no mesmo dia, geralmente, a igreja, determina que as noivas do dia, entrem em um consenso sobre a decoração, já que geralmente entre um casamento e outro, não existe tempo hábil pra se trocar totalmente a decoração da igreja.

É nesse ponto que pode rolar uma briga de foice entre as noivas. Uma quer uma decoração super completa, cheia de coisas, tapete de espelho, árvores francesas, arranjos aéreos, e a outra quer uma decoração simples, porque pensa que a igreja já é bonita por si só.

noivas consenso decoração igreja

E então como fazer?

A igreja não vai deixar vocês dentro de um ringue se matando, fique tranquila.

Geralmente, a igreja intervém nesse assunto, e faz uma reunião com todas as noivas do dia, pra que todo mundo entre num consenso, tanto do fornecedor, quanto do tipo de decoração escolhida.

Quando posso definir a decoração da minha igreja?

Procure saber junto à secretaria da sua igreja, com quanto tempo de antecedência, a decoração poderá ser definida, algumas definem 3 meses, outras, 6 meses. E se chegar no período descrito na igreja, caso só tenha você de noiva, geralmente eles permitem que você feche a decoração sozinha, e caso alguma noiva feche depois, ela terá que dividir as despesas com você

Nessa linha de raciocínio, saiba que, você corre o risco de ter só o seu casamento no dia, e nesse caso, você vai arcar sozinha com a decoração.

Divisão da decoração

Um dos pontos que toda noiva acredita é que se a decoração da igreja, por exemplo custa 3 mil reais, se forem 3 noivas no dia, ficará mil reais para cada uma.

Não é bem assim.

Geralmente o decorador não faz a divisão dessa forma, até porque, o decorador entende que precisa ficar uma equipe durante todas as cerimônias, para rever os arranjos, trocar velas, e fazer trocas entre um casamento e outro caso haja necessidade.

Então, ao fazer a projeção do valor gasto nesse segmento, pense nisso, caso contrário, vai rolar um rombo no seu orçamento.

Nossa, já falamos tanto, e até agora nem começamos a falar propriamente da decoração, não é?

Viu, parece fácil, mas tem muita coisa a se pensar.

Falando sobre a decoração da Igreja

Agora, vamos falar sobre a decoração propriamente dita, vamos lá

Cada igreja tem um formato diferente, algumas permitem uma decoração mais elaborada, outras, uma decoração mais enxuta, assim, como não sabemos exatamente em qual igreja você que está sendo esse post vai se casar, vamos falar sobre tudo que pode ser utilizado para a decoração da igreja, e você vai descobrir se todos esses itens, podem ser utilizados ou não, na sua igreja especificamente.

Do lado de fora da igreja, existe a possibilidade de ser colocada uma cobertura para evitar a chuva, como um toldo, por exemplo.

Nessa estrutura, podem ser penduradas velas ou flores.

Ainda do lado de fora, podem ser colocados arranjos florais, arco de flores na porta, iluminação, tapete nas escadarias entre outros elementos.

escada externa igreja decorada

cobertura parte externa igreja

Falado sobre o lado de fora, vamos pra dentro da igreja.

E antes de chegarmos ao tapete da nave, algumas igrejas, tem uma porta intermediária, e entre ela e a porta da rua, algumas noivas optam por uma decoração, com tapete, flores, velas e outros elementos.

Chegamos na nave.

Primeira coisa, porque esse nome de nave?

Pausa para uma história que se passou com a gente, uma vez, estávamos com a noiva e com a decoradora da igreja, definindo os itens da decoração, e o noivo chegou apenas na hora de assinar o contrato mesmo, ele chegou, viu o valor, ficou assustado e disse: “Deixa eu ver o que você contratou porque tá caro demais isso aqui…” Lendo mais um pouco, olhou para a noiva e falou “Você pirou de vez? Contratou uma nave pra igreja? Acha que é a Xuxa agora? A noiva, roxa de vergonha, e a gente falando pra ele, noivo, nave é só o nome, não vai ter nave nenhuma….

Depois desse episódio, ficamos curiosas para saber o porque tem esse nome, e basta uma simples pesquisa no Google, para a gente descobrir, esse termo vem do grego naos, que é o espaço central de um templo, onde se reúnem os fiéis para assistir um serviço religioso.

Então o nome vem daí, não da Xuxa, tá gente?

Quanto ao tapete, não precisa ser só o tapete vermelho tradicional, ok?

Podemos pensar no tapete verde, no tapete cru, no tapete azul, na famosa passarela de espelho e ainda não usar tapete, porque tem igreja que tem o piso tão lindo, mas tão lindo, que é um pecado cobrir.

tapete vermelho em igreja com noivos entrando
tapete verde em igreja com pajens entrando
tapete cru em decoração de igreja
passarela de espelho em decoração de igreja
lindo piso natural de igreja evitando uso do tapete

E você, já pensou na cor do tapete que vai usar?

Pra não dizer que não falei das flores

Saindo do tapete, vamos falar dos arranjos do corredor? Eles podem ser arranjos em canteiros, que serão bem baixinhos, inteiriços ou então intercalados no seu corredor, geralmente com gipsófila, que é aquela flor branquinha bem pequena e delicada, ou então com folhagens, ou ainda intercaladas com flores brancas (geralmente).

arranjo em gipsófila no corredor de igreja para casamento

Além dos canteiros, é possível pensar nos arranjos em colunas, que serão distribuídas em pares pelo corredor, e entre o intervalo dessa coluna, podem ter vasos de buchinho e velas para dar uma complementada na decoração.

vasos de buchinho intercalando com arranjos em corredor de igreja

Existem vários tipos de colunas que o decorador pode oferecer, entre elas, de vidro, de madeira, revestidas em tecido e iluminadas.

Decoração de casamento em igreja com colunas de vidro no corredor

Por fim, ainda falando do corredor, você pode ter a opção de isolar o corredor, dessa forma, os convidados, obrigatoriamente, precisam entrar pela outra entrada dos bancos, e também a nave fica um pouco mais restrita, já que eles não vão conseguir se posicionar muito perto para tirar fotos, o que garante um pouco do espaço ao fotógrafo profissional, esse cordão pode ser de folhagens, de fita de cetim, de voil de tecido, ou ainda de pérolas ou strass, assim, tem bastante opção pra você escolher.

Chegamos ao altar

Decoração e altar com padrinhos em casamento

Depende muito do tamanho do seu altar, e da quantidade de padrinhos que você terá no altar, algumas igrejas, já tem uma pilastra fixa para os arranjos, e em outras é necessário que o decorador leve essa peça.

Esses arranjos geralmente acompanham o mesmo estilo dos arranjos do corredor, embora sejam maiores e mais suntuosos, e para completar o altar, algumas vezes usamos uma toalha de renda na mesa, e um pequeno arranjo floral.

Pra finalizar, vamos falar do seu buquê?

Teremos um post, só para falar sobre buquê, porque é um tema super extenso, mas vamos adiantar alguns pontos.

Primeiro, ele não precisa combinar com a sua decoração, aliás, nem recomendamos que seja assim, para não parecer que pegaram flores do corredor e te deram nas mãos.

O buque tem que combinar com a noiva, com seu tipo físico e seu vestido.

Uma dica é orçar o seu buquê com o mesmo decorador que fará a decoração da sua igreja, com você vai fechar um contrato de valor maior, é maior a chance de você conseguir um valor bacana.

Por hoje é isso, e esperamos que o artigo tenha sido útil pra você

Força no buquê

Postado em
Avatar

Juliana Petrillo

Especialista em organização de eventos e cerimonial. Atuante no mercado de eventos desde 2012, focada em eventos sociais.

Deixe um comentário