O que ter nas mesas dos convidados?

Hoje iremos falar sobre as mesas onde os convidados Irão se alimentar.

Primeira coisa, dependendo do seu cardápio não é necessário ter mesas pra todo mundo, por exemplo, um evento com coquetel ou finger foods, pode ser servido em bistrôs, almofadões no chão, mesas de apoio entre outros formatos.

Agora, se o seu formato for almoço ou jantar, o ideal é que a gente tenha mesa para todos os convidados se sentarem.

Quantas mesas e assentos eu preciso ter?

Geralmente o Buffet monta as mesas para a quantidade de convidados que você fechou + 1 mesa de segurança, caso você tenha convidados extra. Mas isso é bem variável, então:

CONFIRME COM SEU BUFFET, A QUANTIDADE DE ASSENTOS, MESAS E CADEIRAS QUE SERÃO MONTADOS, OK?

Toalhas de mesa

Não é obrigatório ter toalhas nas mesas, dependendo da configuração da decoração que você deseja, e de como são essas mesas, pode-se optar por mesas sem toalhas, com vidro aparente, com madeira aparente, com caminho de mesa, com sousplat ou jogos americanos.

A primeira coisa é definir se você quer as toalhas ou não, querendo toalhas, questione se o seu Buffet possui toalhas, quais as cores, e se você gosta delas. Caso não tenha ou opte por locar toalhas de fora, questione com o Buffet, o tamanho do tampo e qual o tamanho da toalha indicada por eles. Essas toalhas podem ser locadas em qualquer fornecedor ou somente com fornecedores indicados pelo seu Buffet? Essas toalhas podem ser entregues no dia do evento? A partir de qual hora? A entrega deve ser feita em dia anterior? Qual horário?

Sousplat

Item geralmente adicional em decoração, assim, questione se o seu Buffet possui, se pode ser contratado como adicional, quais modelos e valores. Caso eles não possuam, indicam colocar ou pelo tamanho da mesa seria melhor não utilizar (porque a mesa acaba ficando mais apertada) Pode ser contratado com fornecedor de fora? Esses itens ser entregues no dia do evento? A partir de qual hora? A entrega deve ser feita em dia anterior? Qual horário?

Menu de Mesa

O menu de mesa é bacana para que o convidado saiba exatamente tudo que tem pra comer (se ele sabe que tem jantar, não come tanto salgado, pra aproveitar os demais itens) e também porque seu convidado pode ser alérgico ou intolerante a algum tipo de alimento, e o menu irá deixá-lo mais seguro.

Além disso, reforça a identidade visual do casamento e faz parte da decoração

O ideal é que tenha um menu por mesa, não precisa mais do que isso, ok?

Mandando fazer numa gráfica ou fazendo em casa, saiba quais são os itens que precisam constar no menu:

Escolher uma fonte de tamanho 12 ou superior, e deixar o layout o mais limpo possível, lembre-se que o menu será lido na festa, onde a iluminação geralmente é mais baixa.

Você pode utilizar o monograma e as cores escolhidas para o casamento para a criação do layout.

Placas de reserva

Seja para mesa dos noivos, pais, padrinhos ou para mapear/setorizar todas as mesas.

Lembre-se que caso queira mapear ou setorizar é necessário contratar o serviço adicional da assessoria porque iremos precisar de uma equipe maior.

Lembre-se que essas placas precisam ser de fácil visualização e seria bacana que elas sigam a mesma identidade visual do restante da festa ok?

Setorização com nome de flores, também pode ser com nome de séries, de filmes, de cidades que já visitaram juntos, nomes de lugares que gostam de ir, nomes de músicas, de bandas, enfim, use sua criatividade

Cartão de agradecimento

O cartão de agradecimento é opcional, você pode não usá-lo que não vai ficar faltando, é um mimo extra.

Caso faça, ele geralmente é individual e fica em cima de cada prato, ou você pode editar o texto do Menu e colocar as informações junto com o menu ok?

 Hashtag

Se quiser que os seus convidados postem as fotos do seu casamento com uma hashtag, crie uma o mais personalizada possível, pense nos nomes, data do casamento, apelidos, enfim, tente buscar algo único.

Após criar sha hasthtag pesquise nas redes sociais, para ver se não existem outros casamentos com a mesma.

Espalhe sua tag por ai, no site, nas suas postagens, na papelaria do seu casamento, para que os seus convidados também possam usar.

Seguem algus exemplos:

#jucasacomleo       #jueleowedding        #casamentosdosgabs                   #sresrarovarotto

Porta guardanapos

Primeiramente, verifique se o seu Buffet possui guardanapos de pano, caso contrário, pensa na possibilidade de locar? Verifique e nos informe ok?

Quanto ao porta guardanapo, ele não é um item obrigatório, muitas vezes quando optamos por não usá-lo o Buffet faz uma dobra no tecido, e você pode manter assim ou pedir pra decoradora colocar uma flor ou um ramo de alecrim, por exemplo.

Gostou de algum modelo daqui ou da internet?

Nos envie assim podemos te ajudar a procurar um fornecedor.

Taças

Você sabe quais são os tipos de copos e taças que seu buffer disponibiliza? Precisamos saber disso, para verificar se é necessário locar algum tipo de copo ou taça específica para algum tipo de bebida (ex. whiskhy ou espumante)

Arranjos Florais

Geralmente indicamos que os arranjos florais das mesas de convidados sejam variados entre modelos altos e baixos, para que o salão tenha uma composição mais bonita.

Procure no google decoração de casamento em rosa, azul, branco, vermelho, enfim, em várias cores, esse é o primeiro passo para verificar aquilo que mais te agrada.

Quanto as cores também pense na possibilidade de pesquisar por decoração em mais de uma cor, exemplo decoração de casamento em azul e amarelo  e não se esqueça de pesquisar por decoração colorida.

Após escolher a cor ou as cores preferidas, crie uma pastinha de inspirações nesses tons, salve no APP e utilize como exemplo na reunião final de decoração.

Quanto ao estilo da decoração e dos arranjos, falaremos mais em outro oportunidade.

Postado em
Avatar

Juliana Petrillo

Deixe um comentário