Sobre o coronavírus e o seu casamento

Reunimos aqui um pouco de reflexão sobre o período que estamos vivendo, e o que você,
noiva, pode fazer para você e para o seu casamento enquanto precisa ficar em casa por conta dessa pandemia.

O ano é 2020, você está noiva, com a data do casamento marcada, tudo correndo bem.

Então aparece uma pandemia mundial que muda os planos de todo mundo, literalmente todo mundo.

Nada mais é como era antes e parece que estamos dentro de um filme daqueles que a gente sempre pensa quando assiste: Isso nunca vai acontecer de verdade!

O governo orientou que quem puder faça o distanciamento social, e por mais que você esteja trabalhando em casa, o tempo de ociosidade aumentou, e nessa mistura ainda temos os noticiários com mais notícias preocupantes.

A ideia central de um casal que pretende se casar é o amor, certo? Então munidos desse
pressuposto, vamos pensar no que podemos fazer para o casamento nessa época?

Lave as mãos, e mãos à obra.

Não cancele, reagende

Se seu casamento já estava agendado, então primeiramente, pense: qual a data que ele estava agendado?

Recomendamos que os casamentos de abril sejam reagendados de maio pra frente, ainda
precisamos analisar as cenas dos próximos capítulos, então cada dia é importante para a sua tomada de decisão.

Optando pelo reagendamento, a primeira coisa a fazer é falar com todos os fornecedores e
conseguir uma nova data onde eles possam te atender.

Nesse momento é importante ver os custos adicionais com essa alteração (os fornecedores
cobrarão para reagendar? Quanto?).

Conseguindo uma nova data, caso você consiga conciliar todos os fornecedores, ótimo! Caso
não seja possível, qual fornecedor não se encaixará nessa nova data? Como ficará para cancelar com esse fornecedor?

Confirmando essa nova data, caso os convites já tenham sido todos entregues, é necessário
avisar os convidados.

Não precisa fazer novos convites físicos, todo mundo vai entender a situação e com isso dá pra criar uma arte virtual para informar seus convidados.

Nós da Jullar criamos alguns modelos de convite virtual e estamos personalizando pra você
sem custo. Então caso precise, confira nossos modelos, entre em contato e peça o seu, é grátis!

Com o novo convite pronto, crie uma lista de transmissão com os seus convidados no seu
Whatsapp, e envie o arquivo para todos os seus convidados.

Crie uma planilha no Excel com todos os convidados, e crie uma aba para controlar quem
recebeu e te deu retorno. Para aqueles que não se manifestarem, sugiro que entre em contato novamente, uma ligação pode ajudar.

Caso ache necessário, contrate o serviço de confirmação de presença dos seus convidados
(RSVP). Esse serviço pode ser contratado diretamente com a sua assessoria. Caso você não
tenha, ou precise cotar com a gente, é só nos pedir informações.

Não se esqueça que você só mudou a data, pra cuidar de todos, o amor de vocês continuará
igual!

Vamos organizar o casamento?

Tem muitas coisas do casamento que a maioria dos casais acaba deixando para a reta final, e nada como um tempo extra pra que vocês possam fazer isso com calma.

Primeiramente, levantem tudo que precisa ser feito e criem uma organização para ir cumprindo com essas metas.

Separe todos os contratos já firmados, digitalize esses contratos. Nossos casais tem acesso a um app no celular super bacana onde podem fazer upload desses documentos pra não perder nada, nem ocupar espaço no celular, a gente também tem acesso, e todos nós podemos ver os contratos rapidinho quando precisarmos.

Pegue a lista de convidados (ai que medo). Sim, a lista! Revise a lista, revejam se alguém mudou o status civil e precisa reajustar, reveja se tem gente que já disse que não vai poder ir. Se a lista tiver cheia de apelidos, que tal já atualizar com os nomes pra facilitar pra conferência na porta do buffet?

Sim, o financeiro pode mudar nesse período, então que tal rever o orçamento do casamento? Tem alguma coisa que dá pra apertar? Sabe aquele app que dissemos que nossos casais tem acesso? Então, nele tem uma ferramenta financeira super bacana, onde os casais podem colocar tudo que já foi pago e o que está faltando, ajuda muito na construção desse orçamento total.

Vamos pensar na trilha sonora do casamento?

Escolher as músicas do casamento é um processo que leva tempo e precisa que vocês pensem com muito carinho, afinal, essas músicas ficarão marcadas na história de vocês.

Para a cerimônia existem alguns momentos que precisam de músicas específicas e vamos listar aqui pra te ajudar, ok?

  • Entrada do noivo com a mãe, ou quem irá acompanhá-lo
  • Entrada dos pais e padrinhos
  • Entrada de daminhas, pajens e floristas
  • Entrada da noiva
  • Entrada das alianças
  • Benção das alianças (algumas igrejas determinam que nesse momento precisa obrigatoriamente ser Pai Nosso ou Ave Maria, se certifique antes de escolher)
  • Assinaturas (algumas cerimônias não têm esse momento, confira antes de escolher)
  • Cumprimentos (existe a forma tradicional em que os noivos vão até os padrinhos, cumprimentam, e depois voltam ao centro do altar. Nesse formato indicamos 1 música para cumprimentos e 1 música para saída. A outra forma é quando os padrinhos vêm até os noivos, cumprimentam e já saem, também são duas músicas, porém, nos dois casos, se puder, escolha uma música step, pode ser necessário se os cumprimentos demorarem muito.
  • Saída dos noivos

Passado o momento da cerimônia, vamos para a recepção.

E quanto a parte musical, temos primeiramente alguns momentos que precisamos que vocês escolham algumas músicas, são eles:

  • Entrada dos noivos no salão
  • Dança do casal (geralmente para a abertura de pista)
  • Hora de jogar o buquê
  • Hora de jogar whisky ou bomba (pelo noivo)

Os casais da Jullar tem acesso a um arquivo cheio de sugestões pra todos esses momentos, é um mimo para os nossos casais, pra dar um help nessa hora.

Quanto ao restante da festa, haverá com certeza uma reunião com o dj ou com a banda para que vocês definam a trilha sonora da festa. Então, primeiramente, veja com o profissional do som da sua festa se seria possível adiantar essa reunião, ainda que virtual, para que vocês já tirem isso da frente. Caso não seja possível, vão fazendo a lição de casa: planilhem os estilos musicais existentes, pensem se vocês querem que toque aquele estilo musical, pouco, muito ou que nem toque.

Além disso, dentre os estilos escolhidos por vocês, deve haver músicas muito especiais, elenque elas, assim como também devem existir músicas ou estilo que vocês não querem ouvir nesse dia, também faça uma “black list”.

Nossos casais também recebem um arquivo de trilha sonora que ajuda muito. Viu como mimamos nossos casais?

Escrevam seus votos!

Vocês irão trocar votos durante a cerimônia? Que tal parar pra escrever esses votos?

Nada melhor do que esse tempo de reflexão pra repensar em tudo. Pode ter certeza de que o amor vai falar mais alto.

E a lua de mel como vai?

Vocês irão viajar na lua de mel? Para onde vão? Já pensou em criar um roteiro para a viagem de vocês? Lugares para visitar, pontos turísticos, restaurantes, pesquise e crie um roteiro lindo.

Não vai rolar viagem agora? E daí? Curtam a cidade de vocês, pode ter certeza de que existem lugares na cidade de vocês que ainda não conhecem, olha que momento bacana para conhecer, pesquisar e criar esse roteiro…

O que vai passar no telão?

Vai ter um telão na festa? Vai passar fotos antigas? Seja numa retrospectiva, seja em looping (elas ficam passando no telão, sem parar, e sem música).

Que tal escolher essas fotos, separar, pedir pra mãe a caixa de fotos, organizar e digitalizar? Isso toma um tempão!

Site e lista de presentes

Vocês irão pedir presentes em cotas? Criaram um site pra isso? Se sim, revise o site e veja se precisa de ajustes ou de um up!

Se ainda não fizeram o site, olha que oportunidade pra cuidar disso! Concentre as informações do evento, data, local e horário, informações sobre os presentes, e também peça a confirmação de presença aos seus convidados.

Faça você mesma

Quer momento melhor pra colocar a mão na massa e cuidar dos mimos do seu casamento?

Pense na papelaria, itens do kit toilette, lembrancinhas… Hoje em dia a internet tem modelo de tudo e com certeza você vai conseguir, com paciência, cola quente, e muito amor, fazer alguns mimos pro seu grande dia. Além de deixar tudo com a sua cara, ainda vai economizar uma grana! Se arrisca! Se joga!

Pense na decoração do seu casamento

Ainda não sabe o que fazer na decoração do seu casamento? Primeira coisa: pesquise, santo Google que nos ajude!

Pense nas cores, tipos de arranjos, vá organizando isso na sua mente.

Converse com o seu decorador, veja se ele consegue fazer uma reunião virtual com você, pra você mostrar a ele essas referências. Assim você já vai vendo o que é possível, ou o que ficaria em valor diferenciado, pra ir amadurecendo esse ponto.

Adiante as reuniões que puder

Já viu uma camiseta que tem uma frase: Sobrevivi a mais uma reunião que poderia ter sido um e-mail?

Pois é, muitas vezes algumas coisas podem ser resolvidas pela internet, por e-mail, por Whatsapp, enfim, converse com os seus fornecedores e veja o que consiga adiantar com eles.

O segundo semestre vai ser insano para os fornecedores de eventos, que além dos eventos que já tinham programados para esse período irão absorver eventos suspensos do primeiro semestre, então até para os seus fornecedores, adiantar as coisas será uma mão na roda!

Organize sua mudança

Depois do casamento vocês já irão morar no seu lar definitivo ou ficarão em uma moradia provisória? Que tal organizar a mudança? Pense nisso!

E caso você ache que precisa de ajuda profissional, se for de São Paulo Capital, temos uma dica! Nossa parceira, a personal organizer Gabriela Nardella: https://www.instagram.com/organiza.in/

Entra em contato com ela, bate um papo, você vai se surpreender! Esse serviço tem ótimo custo x benefício e vai te ajudar demais!

Conversem, tenham calma e não se esqueçam do amor

Essa fase está sendo difícil pra muita gente, e geralmente nesse momento acabamos descontando nas pessoas que menos merecem.

Respirem fundo, lembrem que vocês estão juntos porque se amam, e passarão juntos, por todas essas dificuldades.




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Juliana Petrillo

Especialista em organização de eventos e cerimonial. Atuante no mercado de eventos desde 2012, focada em eventos sociais.

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