Tudo que você precisa saber sobre o seu convite de casamento

Uma das maiores dúvidas das noivas, é o que precisa conter no convite do casamento, quais informações devem conter, quanto tempo para produzir, quanto tempo para entregar, como escrever o nome dos convidados? E hoje, vamos falar sobre isso.

Aqui você terá a estrutura ideal para o seu convite, e para isso, criamos seções para a sua consulta.

Estrutura do convite de casamento

Frase, Citação de livro, Citação da bíblia ou refrão de música

Essa parte é opcional, caso você queira utilizar, pense numa frase que tenha a ver com a história de vocês, e tenha cuidado para que não seja uma frase muito grande.

Sim, a gente sabe que vocês querem dicas, então, lá vai uma lista de sugestões:

  • O universo conspira a nosso favor e a consequência do destino é o amor. Para sempre vou te amar! Nando Reis
  • E todo mundo diz que ele completa ela e vice-versa, que nem feijão com arroz. Legião Urbana.
  • Quem um dia irá dizer que existe razão nas coisas feitas pelo coração? E quem irá dizer que não existe razão? Renato Russo
  • Nosso amor veio de outras vidas e eu vou te amar nas outras vidas que virão. Jorge e Mateus
  • Eu te amarei de janeiro a janeiro, até o mundo acabar. Nando Reis
  • E, só eu sei / Quanto amor eu guardei /Sem saber que era só pra você / E, só tinha de ser com você / Havia de ser pra você. Tom Jobim
  • Já era amor antes de ser! Henrique e Juliano
  • Estranho seria se eu não me apaixonasse por você. Cássia Eller
  • All You Need is Love — The Beatles.
  • Depois de andarmos por diversos e diferentes caminhos, nos encontramos. Envolvidos por um único e sincero amor, decidimos viver um para o outro e ambos para Deus.
  • Vocês nos verão solteiros pela última vez, casados pela primeira vez, e felizes para sempre.
  • Para que todos vejam, e saibam, e considerem, e juntamente entendam, que a mão do Senhor fez isso.
  • Dois corações que se unem para juntos crescerem no amor e no bem.
  • Pensou que nunca veria nosso convite de casamento? Pois bem, guarde com carinho…
  • A capacidade de rir juntos é o amor. – Francoise Sagan
  • Nunca esqueça que a força mais poderosa na Terra é o amor. – Nelson Mandela
  • Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Provérbios 3.5
  • O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta… I Coríntios 13:7
  • Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor. Porém o maior desses é o amor. I Coríntios 13:13
  • “… e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha…” (Mateus 7:25)
  • Passamos pelo fogo e pela água, mas trouxeste-nos a um lugar de abundância. – Salmos 66:12
  • Pois onde estiver o amor, ali estará também o nosso coração. (Lc. 12:34)

Nome dos pais

Os convites mais tradicionais, ainda tem o nome dos pais dos noivos, e você ainda pode usar.

Hoje em dia, os convites mais modernos, já não tem mais essa informação, por diversos motivos (antigamente, os pais que pagavam todo o casamento e por tal motivo, eles tinham uma interferência maior na lista de convidados, além disso não acontecer mais de forma tão frequente, os modelos mais modernos pedem que o convite seja o mais “clean” possível, e essa informação acabou sendo retirada.

Caso você opte por utilizar o nome dos pais, e se os pais forem divorciados, e casados novamente, você pode colocar o nome do novo par.

Exemplo:

Ana Maria da Silva
Cleusa Souza e Pedro Tomás

Na hipótese de falecimento de um ou mais pais, você pode colocar a informação “in memorian” ao lado do nome desse ente, ou então um símbolo como um coração, uma flor, ou algo que te faça sentido e demonstre seu carinho.

Monograma do casal

Também não é um  item obrigatório, embora atualmente seja muito usado pelos casais. Esse item, é utilizado em toda a papelaria do casamento, criando assim, uma identidade visual única para a sua festa.

Nome dos noivos

Afinal, vocês que estão convidando ☺

Por tradição o nome da noiva vem primeiro, mas, assim, como as outras regras, essa também está sendo quebrada atualmente, e vocês podem mudar essa regra, usando ordem alfabética ou porque fica mais sonoro.

Informações da cerimônia

Data, horário e local da cerimônia.

Item obrigatório para o seu convite. E é ideal que você coloque 30 minutos antes do horário real em que deseja que a cerimônia se inicie.

Caso a cerimônia seja em igreja, não coloque apenas o nome da Igreja, é necessário colocar o endereço, visto que as vezes, existe mais de uma igreja com o mesmo nome na mesma cidade.

Local da cerimônia

Após a cerimônia, caso haja uma recepção em outro local, você deve colocar o nome do espaço, e seu endereço completo. Não é necessário colocar horário, já que os convidados irão para a igreja assistir à cerimônia anteriormente (ao menos é o que esperamos)

E caso tudo seja no mesmo local, você pode colocar o título: cerimônia e recepção, e posteriormente, colocar o endereço único.

Site dos noivos

Atualmente o site contempla várias funções, uma delas é a administração dos presentes que os convidados darão pra vocês, assim não é preciso colocar cartões adicionais com essa informação.

Além do presente, o seu convidado, pode, e deve, confirmar a presença ou a ausência por esse site, assim, vocês terão uma quantidade mais próxima do real dos convidados que irão ao seu casamento. Sobre o serviço de RSVP, falaremos mais em outro post.

Endereço para o recebimento de presentes

Item opcional, e atualmente não vem sendo muito utilizado, porém, caso, você queira indicar o endereço onde os convidados possam enviar os presentes comprados, geralmente, é o endereço da casa dos pais.

Na prática

Que tal dar uma conferida como fica na prática?

A foto abaixo é um convite com layout moderno, porém, com as informações mais tradicionais escritas, assim você consegue ver como as duas versões, podem se conversar.

Layout de convite de casamento tradicional

E agora uma versão mais moderna, pra você ver a diferença.

layout de convite de casamento moderno

Adicionais ao convite de casamento

Convite individual

É comum, se colocar no convite, ou preso com um mini grampo, ou até com um mini envelopinho preso no envelope principal, mini cards individuais, assim, o convidado, saberá quantas pessoas daquela família estão sendo convidadas. Geralmente, vem com a informação “Indispensável a apresentação deste”

Mapa

Para casamentos em outras cidades, é indicado que se coloque um mapa do local, visto que algumas vezes o GPS pode ficar sem sinal, e o mapa vai ajudar o seu convidado.

Convite com mapa para auxiliar o trajeto dos convidados

Como calcular a quantidade de convites de casamento

Como saber quantos convites comprar? Crie sua lista em um arquivo de excel de computador, em uma coluna, coloque os nomes de todos os convidados (marido, esposa, filhos, todo mundo).

Em uma coluna lateral, que você pode denominar como Convite, coloque o número 1, quando aquela pessoa receberá o convite e o número 0 quando a pessoa não receberá convite (Exemplo: o convite é para a família do sr. João, então ao lado do nome do sr. João, terá o número 1, e ao lado do nome da esposa e dos filhos dele, o número 0, visto que somente será enviado 1 convite)

Noivas que fecham assessoria com a gente, ganham um modelo prontinho de lista, bem bacana, com várias outras informações, sabia? Ainda não tem assessoria? Tá esperando o que? Chama a gente pra conversar!

Ao terminar de numerar toda a sua lista, você consegue, com um filtro simples, saber quantos convites serão necessários. Por cautela, indicamos que você adicione % nessa quantidade ao fazer o pedido, porque caso, ao longo do processo, você precise convidar mais pessoas (sim, pode acontecer, as vezes vocês mudam de emprego, ou conhecem novas pessoas) e se você precisar fazer um novo pedido, irá ter um custo bem maior.

Tempo de produção e Tempo de entrega

Ao comprar os seus convites, verifique com a empresa qual o tempo para criação do layout e para produção para esse convite, que pode ser de até 30 dias úteis, entre a compra a entrega.

Atente-se que o prazo para produção se inicia quando você aprova o layout, então, esse prazo, também depende de você, aprovando o modelo que a empresa irá fazer.

Nós sugerimos que a entrega dos convites, se inicie com três meses de antecedência, principalmente para os convidados que moram em outras cidades, e por conta disso, talvez vocês tenham que viajar ou se deslocar.

As entregas precisam estar finalizadas com trinta dias do seu casamento, e por isso, sugerimos o prazo de três meses pra início, visto que muitas vezes, os noivos trabalham e estudam, e só tem os finais de semana pra fazer as entregas, então, é uma corrida contra o tempo, otimize as entregas, e caso não seja possível entregar todos em mãos, peça ajuda dos pais ou de quem conhecer aquele convidado, mas não deixe  de falar com ele, ou mandando um bilhetinho à mão, pedindo desculpas por não conseguir entregar pessoalmente, ou uma mensagem carinhosa.

Dependendo da sua quantidade de convites e do tempo que vocês terão disponíveis, vocês podem iniciar até um pouco antes, com quatro meses, então, pensem na agenda de vocês e no projeto “Maratona Entrega de convites”

Save the date

O que é isso?

É uma expressão em inglês que significa “guarde essa data” e serve para que você informe os convidados que naquela data, haverá um evento importante, e que ele deve reservar aquele dia pra você.

O envio, pode ser feito por e-mail ou aplicativos de mensagens, e o ideal é que seja com seis meses de antecedência.

É um item opcional, e vocês podem criá-lo no computador, sem muitos conhecimentos de edição. Embora opcional, indicamos o seu uso, principalmente, quando o casamento é em datas próximas de feriados.

Exemplo de Save the date para convite de casamento

Como escrever o nome do convidado no convite

Acreditamos que essa é uma das maiores dúvidas quando falamos de convite: Como devo colocar o nome dos convidados no convite?

E hoje vamos tirar todas as suas dúvidas

Você pode se utilizar do serviço de caligrafia para que o nome do convidado conste no próprio envelope.


envelope preto de convite de casamento usando caligrafia no nome dos convidados

Outra opção, mais em conta, é colocar uma tag com o nome do convidado.

convite de casamento com tag com nomes de convidados


Convidando casais

De acordo com as regras de etiqueta, sendo um casal, o nome do homem vem primeiro. E aqui você pode pensar, LADY’S FIRST! Como a gente fala, seu casamento, suas regras!

Então, pense o que te agrada mais, seguir as regras de etiqueta, ou o que é mais de acordo com as suas convicções?

Você pode utilizar pronomes de tratamento como Sr. e Sra., embora não sejam mais obrigatórios.

Se o casal tem o mesmo sobrenome, você pode optar por “Sr. e Sra. Martins.”

Também está certo  usar “ Marcos Cintra e Esposa” ou “Marcos Cintra e Camila Martins” (no caso de cada um ter um sobrenome, por opção ou por não serem casados)

Convidando famílias

Caso esse casal tenha filhos, que moram junto com os pais, você pode utilizar: “João Carlos Moreira e família”. Caso os filhos não morem mais junto com os pais, é ideal que eles também recebam convites.

Convidando Solteiros

Caso o convite seja individual, coloque somente o nome daquela pessoa.

Caso o convite seja para um convidado solteiro e um acompanhante, você pode usar a mesma regra que já falamos sobre o convite para casais: “Marcos Cintra e Camila Martins” e essa mesma regra pode ser utilizada, se por exemplo, você convidar dois irmãos que moram juntos “Marcos Cintra e Paulo Cintra”

Evite colocar as expressões “e namorada” ou “e acompanhante” por serem deselegantes. Procure saber o nome da pessoa, e caso não seja possível, coloque apenas o nome da pessoa que você sabe, e dentro, dois convites individuais.

Convidando pessoas especiais

As expressões “Aos queridos pais” “ Aos padrinhos” é bem aceita.

Por hoje é só. Conta pra gente, esse conteúdo te ajudou?


Postado em
Avatar

Juliana Petrillo

Especialista em organização de eventos e cerimonial. Atuante no mercado de eventos desde 2012, focada em eventos sociais.

Deixe um comentário